quarta-feira, 2 de junho de 2010

Actividade Vulcanica na Islandia


"Geologicamente, a ilha da Islândia é bastante nova. A Islândia está localizada em um ponto quente geológico causado pela pluma mantélica, e também na dorsal meso-atlântica, que passa exactamente sob o solo da ilha. Esta combinação significa que, geologicamente, a ilha é extremamente activa, tendo assim muitos vulcões, entre eles o Hekla, o Eldgjá e o Eldfell. A Islândia também se encontra num rifte, mas possui características diferentes das de um simples vulcão."

"Os magmas expelidos neste tipo de vulcões são chamados de MORB (do inglês Mid-Ocean Ridge Basalt que significa: "basalto de rifte oceânico") e são geralmente de natureza basáltica."

"As cinzas, provocadas pela erupção de um vulcão na Islândia, obrigaram ao encerramento de aeroportos e ao cancelamento de vários voos no norte da Europa."

"Este é o segundo vulcão que entra em actividade, nos últimos meses, no sul do país. Segundo algumas nuticias sabe-se que este vulcão, depois da explosão do vulcão subterrâneo. A evacuação foi ordenada depois de se terem registado vários pequenos sismos e emissões de gás naquela zona."

"A erupção destes vulcões na Islândia está a derreter os glaciares e o risco de inundações é considerável."

"CURIOSIDADE: Existem muitos géisers na Islândia, incluindo o Geysir, do qual o nome da palavra é derivado. Devido à grande quantidade de força geotérmica e diversos rios e cachoeiras pelo país provedores de hidroelectricidade, a maioria dos residentes têm acesso a água quente por um preço bem baixo. A ilha é composta principalmente por basalto, Dióxido de silício de lava associado com o efusivo vulcanismo como o do Havaí. Porém, a Islândia possui diferentes tipos de vulcões, que produzem riólito e andesito."

Com a análise destas informações retiradas de alguns sites de notícias, observamos que a linguagem utilizada não é clara nem objectiva. Apesar disso podemos assim desenvolver e interpretar, que primordialmente a Islândia é uma ilha que se situa sob um ponto quente ou um designado hotspot (“a ilha da Islândia é bastante nova”,”A Islândia está localizada em um ponto quente geológico causado pela pluma mantélica, e também na dorsal meso-atlântica, que passa exactamente sob o solo da ilha.”), este ultimo deu a sua origem que daqui a vários anos dará origem a outras ilhas, e esta poderá tornar-se um atol ou um guyot ate submergir. Por enquanto, esta ilha situa-se exactamente sobre o hotspot e um Rift (“A Islândia também se encontra num rifte, mas possui características diferentes das de um simples vulcão”), que de um lado se situa a Placa Norte-Americana e por outro lado a Placa Euroasiática, no qual que lhe terão dado a sua origem dai a sua actividade interna bastante activa, também se encontram nessa ilha géisers e por outro lado bastantes vulcões inactivos ou parcialmente activos. Sobre o último que entrou em actividade, designado como vulcão Eyjafjallajökull, afectou grande parte da Europa devido a libertação de grande quantidade de gases e cinzas que atingiu uma altitude onde prejudicava a circulação aérea e levou a que fechasse grande parte dos aeroportos europeus (“As cinzas, provocadas pela erupção de um vulcão na Islândia, obrigaram ao encerramento de aeroportos e ao cancelamento de vários voos no norte da Europa”). A Islândia é uma ilha banhada pelo Oceano Atlântico e que se encontra a norte da zona do equador, ou seja, perto de glaciares. Quando o vulcão terá entrado em erupção provocou um aumento da temperatura, e por sua vez, o descongelamento dos glaciares. A água antes em estado sólido e agora em estado líquido, provocou inundações, mas algumas questões ficam no ar…será que as inundações tiveram na sua origem o facto de o vulcão entrar em erupção e por sua vez o aumento da temperatura? Ou terá apenas haver com o deslizamento da placa tectónica sobre o ponto quente e a ilha estar a submergir?