quinta-feira, 3 de junho de 2010

Energia nuclear

Energia nuclear

É a energia libertada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.

O acidente de Chernobyl, que ocorreu naquela cidade da Ucrânia em 26 de abril de 1986, foi o pior acidente nuclear da história, sendo o único que alcançou o mais alto grau de nível 7 () na escala INES. Naquele dia, durante um julgamento no qual simulou uma queda de energia, um pico de energia no reator 4 da usina nuclear de Chernobyl, provocou o superaquecimento do núcleo do reator, o que acabou provocando a explosão de hidrogênio acumulado no interior. A quantidade de material radioativo liberado, foi estimada em cerca de 500 vezes maior que a liberada pela bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945, directamente causado a morte de 31 pessoas, forçou o governo soviético a evacuar cerca de 135 mil pessoas e provocou alarme internacional, quando a detecção de radioactividade em vários países da Europa do norte e central. Além dos efeitos económicos, a longo prazo do acidente sobre a saúde pública tem recebido a atenção em vários estudos. Embora seus resultados são controversos, eles concordam que milhares de pessoas afetadas pela poluição sofreram ou sofrerão em algum momento de suas vidas impacto sobre sua saúde. Após longas negociações com o governo ucraniano, a comunidade internacional financiou os custos de desmantelamento da fábrica, concluída em dezembro de 2000. Desde 2004, realiza a construção de um novo sarcófago para o reator.